domingo, 3 de abril de 2011

O holocausto- Ariana - 9º F

Check out this SlideShare Presentation:

A vida dos judeus durante a Ditadura Nazi

Numa das aulas de 9º ano foi proposto aos alunos do 9º F a elaboração de uma composição sobre a vida dos judeus durante a Ditadura Nazi.
A turma aderiu a com empenho a esta iniciativa e como prometido estão aqui publicadas as melhores.


Em 1993, a vida dos judeus era normal e estável, ou seja, faziam tudo o que qualquer alemão fazia.
Até Hitler se tornar o Chanceler da Alemanha. Estava então instalada uma ditadura absoluta que se baseava em ideais racistas (só existia uma raça superior a Ariana e todas as outras eram consideradas "parasitas") e ideais totalitários (Hitler tinha a totalidade do poder). Com isto começa uma horrível e violenta perseguição aos judeus.
As SS encarregavam-se de por em prática os ideais nazis. Obrigaram os judeus a registarem-se e sempre que saíssem á rua eram obrigados a levar vestida uma ligadura com a estrela de David no braço, para se distinguirem dos alemães, como se fossem animais assinalados pelos donos. Aos judeus são retiradas as lojas e negócios, é também lhes tirado o Direito de Cidadão. Na rua, os judeus eram surpreendidos com ameaças e comentários impróprios e de mau gosto. Vêem a sua vida num beco sem saída pois eram constantemente perseguidos, humilhados e mal tratados na rua.
Em 1938, os judeus são capturados e enviados para campos de concentração. São criados ghettos (onde isolavam os judeus do mundo exterior). Aí, morriam muitos judeus de fomes e de doenças.

Nos campos de concentração, os judeus eram separados: as mulheres dos homens como das crianças. Os judeus que estivessem em boas condições físicas iam trabalhar, em trabalhos forçados, os outros eram  imediatamente mortos a sangue frio.
É então que, em 1942, se dá a "Solução Final" que consistiu em levar os judeus para as câmaras de gás. Estes, cansados pensando que iam tomar banho, despiram-se e foram mortos pelo gás Ziklon B. Depois, os corpos eram queimados em fornos crematórios ou utilizados para fins materiais.
O Holocausto nazi, consistiu em satisfazer um capricho de Hitler, pondo em prática um plano de genocídio da população judaíca.

Juliana, 9º F

Como foram tratados os Judeus…
O holocausto nazi consistiu em por em pratica um plano de genocídio da população judaica .
Hitler no poder da Alemanha alimentava uma ideologia nazi racista.
Os judeus no templo de Hitler foram mal tratados pois não admitia raça superior a raça Ariana. Usavam uma estrela amarela no braço chamada estrela de David para não se confundirem eram com os alemães e para serem mais facilmente identificados.
Os judeus eram capturados e levados de comboio para os campos de concentração. Depois de chegarem eram separados filhos dos pais e os homens que podiam trabalhar dos que já não tinham possibilidades de trabalhar.
Eram levados em seguida para as câmaras de gás onde morriam. Depois eram queimados em fornos crematórios ou eram levados para fazerem de cobaias de experiencias médicas.

Ricardo, 9º F

A partir do século XIX, a palavra Holocausto passou a designar grandes catástrofes e massacres, até que após a 2º Guerra Mundial o termo Holocausto passou a ser utilizado especificamente para se referir ao extermínio de milhões de judeus e outros grupos considerados indesejados pelo regime de Adolf Hitler.
Os campos de concentração para judeus existiram na própria Alemanha.
            Em Dezembro de 1942, Hitler tinha finalmente decidido exterminar os judeus da Europa.
As pessoas mais poderosa foram os primeiros alvos, apesar de também ter havido assassinatos em massa e instâncias de genocídio.
À chegada a estes campos, os prisioneiros eram divididos em dois grupos: aqueles que eram demasiado fracos para trabalhar eram imediatamente assassinados em câmaras de gás (que por vezes eram disfarçadas de chuveiros). No entanto os outros eram usados como escravos em fábricas e empresas industriais localizadas nas proximidades dos campos.
            Os prisioneiros eram contados todos os dias, uma vez de manha e outra a noite, e não importava as condições climáticas.
Contudo também eram eliminados, eslavos, ciganos, deficientes físicos e mentais, testemunhas de Jeová, dissidentes políticos, homossexuais e negros.
            Para além disto, também foram feitas experiências científicas como, remoção de órgãos, operações e amputações desnecessárias ou até ingestão de comida envenenada.
            Esta política Nazista ajudou a criar um ambiente de repetidos actos anti-semitas que iriam culminar no Holocausto.

Ana Rita, 9º F

Projecto de Educação Sexual- 11º E

Como combinado, fica aqui disponível a apresentação trabalhada na aula sobre os Estereótipos de Género, para que os alunos do 11º E possam consultá-la e utilizá-la para elaborar o seu projecto de Educação Sexual.