quinta-feira, 23 de junho de 2011

O futuro do blog durante as férias lectivas

Para aqueles que  não conhecem o mito de Pandora, esta devido à sua curiosidade libertou no mundo todos os males que afectam o Homem: fome, guerra, doença, ódio...Mas ela arrependeu-se e no fim soltou no Mundo aquilo que ainda dá algum alento à Humanidade: a ESPERANÇA.
Quem gosta de História, quem estuda o passado sabe que a Humanidade tem sido assolada por grandes catástrofes, guerras, genocídios, intolerância...No entanto, o Homem não desistiu e lutou contra todas as adversidades e ainda luta.
Este blog foi criado com o intuito de dar a conhecer o nosso passado, mas ele teve um objectivo:a esperança de que ajudasse os alunos no seu estudo e a de lhes incutir o gosto pela História.
Acho que este objectivo está a ser atingido aos poucos: este ano tive alunos extremamente interessados e com espírito de historiador e até tenho tido algumas revelações bombásticas:  querem seguir Arqueologia ou História. O gosto por esta ciência está a renascer. a esperança renova-se nas gerações futuras!
 Neste momento, todos os meus alunos estão numa fase de exames e o blog durante dois meses vai deixar de publicar material vocacionado para as aulas. No entanto, sempre que puder irei actualizar este blog com artigos de interesse histórico , assim como vou criar uma secção com material que auxilie na interpretação de documentos e elaboração científica de trabalhos.
Agradeço a todos aqueles que visitam o meu blog, os quais procurarei não desiludir .Agradeço aos meus alunos que durante todo o ano recorreram a este blog e que  tornaram útil a sua existência . Por fim quero desejar os parabéns a todos os alunos que realizaram trabalhos dignos de serem publicados online, e por fim: Umas boas Férias! Espero que para o ano nos voltemos a econtrar!

segunda-feira, 13 de junho de 2011

Trabalhos realizados pelos alunos de 11ºAno

Foi pedido às turmas de 11º ano que escolhessem um tema e realizassem um trabalho dividido em duas partes: uma teórica e outra prática. O trabalho prático consistia em dar uma aula sobre o tema que tinham escolhido. Os trabalhos abaixo apresentados são o exemplo do empenho e criatividade dos alunos. Estes deram o seu melhor num final de ano atribulado e cansativo.No entanto, não baixaram os braços e esforçaram-se por dar o seu melhor . Estão todos de parabéns!

A implantação da República-11ºE

domingo, 12 de junho de 2011

A evolução democrática, nacionalismos e imperialismos-11ºE

Evolução democrática, nacionalismo e imperialismo-11ºF

Os afrontamentos imperialistas-11ºE

O atraso português- 11ºE

A implantação da república-11ºF

Os caminhos da Cultura-11ºE

Os caminhos da Cultura- 11ºF

Os impérios -11ºE

Des en Vol Vim en To

Os afrontamentos imperialistas-11ºF

Os afrontamentos imperialistas- 11ºF

A implantação da República-11ºE

A Implantação da república- Catarina 11º E

Os novos caminhos da cultura- 11ºE

Historia- Os Caminhos Da Culturafinished

Trabalhos realizados pelos 9º anos

Foi pedido às turmas de 9º ano que realizassem um trabalho de pesquisa sobre um tema à sua escolha dentro da unidade temática : "As transformações do mundo contemporâneo".
Todas as turmas se empenharam na realização destes trabalhos que foram apresentados nas duas últimas semanas de aulas.
Todos os alunos estão de parabéns pelo trabalho desenvolvido, estando alguns deles, abaixo publicados.
No entanto existem dois grupos que preciso de destacar : o grupo da Juliana, Marta e Sara do 9º F  que apresentaram um excelente trabalho quer escrito , quer em ppt sobre as economias capitalistas e o grupo do Nuno e Diogo Branco do 9ºE que apresentaram um trabalho bastante criativo sobre o Terrorismo e que prendeu a atenção da turma e da professora.
E assim terminou o ano lectivo.
Desejo que os exames nacionais corram bem para todos os alunos de 9º ano, que escolham bem o curso que querem seguir, mas acima de tudo que escolham aquilo que gostam de fazer.
Felicidades para todos!

O Dianmismo económico dos países capitalistas-9ºF

O nascimento da CEE- 9ºB

O Terrorismo - Trabalho realizado pelo Diogo Branco e Nuno-9ºE

sábado, 11 de junho de 2011

O dinamismo das economias capitalistas- 9º F

Dinamismo Das Economias Capitalistas- Juliana, Marta e Sara-9ºF

O nascimento da CEE- 9º E

O Nascimento Da CEE

As sociedades ocidentais- 9ºB

Apresentação-Daniela 9ºB

O nascimento da CEE- 9º E

Nascimento da CEE

O Mundo Comunista-9ºF

Fabio,ricardo,rita,ariana, 9ºf

Os países do Terceiro Mundo- 9ºF

Os países do terceiro Mundo-9ºF

O Terceiro Mundo-9ºE

Trabalho de História . 9ºE

O Terceiro Mundo-9ºB

Países de Terceiro Mundo

Trabalho do 9º B- As relações internacionais

As relações internacionais- 9º B

Trabalho sobre o Terrorismo

Powerpointe interáctivo - Terrorismo