quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Análise do poema sobre o Absolutismo

 O rei é Deus
Os dignatários e cortesãos são os pades
A teoria do poder real é o dogma
A etiqueta são os ritos
Versalhes era o templo
Os súbditos são os fiéis
Todos aqueles que se opõem são os heréticos.

Hubert Méthivier

A pedido de uma aluna do 11º F, aqui está novamente a análise do poema: O rei era considerado um Deus, porque no Absolutismo o rei tem um poder divino, tendo sido escolhido por Deus para governar.Os dignatários e cortesãos eram os padres , uma vez que eram estes os intermediários entre o rei e os restantes membros da sociedade, cabendo-lhe espalhar a palavra do rei.A teoria do poder real que era o  Absolutismo era um dogma,ou seja, era uma verdade irrefutável, que ninguém podia pôr em causa. A etiqueta , tal como o levantar do rei ou as festas eram os rituais, dos quais o rei se servia para apresentar-se como um rei  todo poderoso.Versalhes era o templo , porque  era neste palácio construído por Luís XIV  que se faziam as cerimónias e rituais que engrandeciam a imagem do rei.Os súbditos são os fiéis , porque tem que obedecer à política imposta pelo rei.Todos os que se opunham eram hereges, porque opôr-se ao rei era o mesmo que contrariar Deus

segunda-feira, 25 de outubro de 2010

A europa dos parlamentos holanda

Check out this SlideShare Presentation:

"Interessava mais parecer do que ser!"

Era exactamente este o lema da sociedade de corte. A sociedade de ordens era uma sociedade que vivia de aparências. As várias ordens dependentes de um rei absoluto, cujo poder provinha de Deus, que o tinha escolhido para governar os Homens, lutavam por conquistar um lugar junto ao rei. Um sorriso, um convite para assistir ao levantar do rei, um olhar, uma palavra geravam logo uma "batalha" de intrigas entre os cortesãos. Todos lutavam pelo reconhecimento, por parte do rei , não olhando a meios para atingir os fins. Numa sociedade com estas características era necessário esconder todas as fraquezas, parecer algo e esconder a sua verdadeira essência.O rei todo poderoso aproveitava-se desta situação para dominar todos os grupos sociais.
Se quiserem saber mais sobre o Antigo Regime e a sociedade de corte, recomendo a leitura de duas excelentes obras:
- A sociedade de Corte, de Norbert Elias
-O quarto da Rainha, de Juliette Benzzoni ( romance histórico)

domingo, 24 de outubro de 2010

O absolutismo 11º ano

Check out this SlideShare Presentation:

O Antigo Regime

Entre os séculos XVII e XVIII, a sociedade europeia caracterizava-se por apresentar  uma população que na sua maioria vivia da agricultura, sendo a terra e os títulos, fontes de prestígio nesta sociedade.
Em termos demográficos estes séculos marcaram um período de transição.
O século XVII ainda foi acometido pelas fomes provocadas pelos maus anos agrícolas, instrumentos e técnicas rudimentares, pelas epidemias e pelas guerras. Esta trilogia fatídica desapareceu no século XVIII.
Neste século verificou-se uma verdadeira revolução demográfica, marcada pelo aumento da natalidade e diminuição abrupta da taxa de mortalidade.
Relativamente à sociedade , esta era uma sociedade hieraquizada, tripartida em que a posição de cada ordem ou estado era definida pelas funções, nascimento e posse da terra.

A sociedade de ordens 11º ano

Check out this SlideShare Presentation:

A população na europa nos séculos xvii e

Check out this SlideShare Presentation: